Música que alivia as dores da alma

domingo, 20 de março de 2011

3º Encontro de 2011

A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva .
Este foi o tema do nosso 3º Café Terapêutico do ano de 2011.


“ A hora e a vez da família em uma sociedade inclusiva ”

Ao olhar para uma pessoa que conseguiu se encaminhar bem na vida, podemos ter certeza de que, em sua história, há uma família que reuniu apoio e incentivo a cada pequena conquista sua .
Da mesma forma, ocorre com pessoas com deficiência .
Ao lado de uma pessoa com deficiência feliz e realizada, está uma família que soube procurar, reivindicar, buscar soluções , que soube administrar as questões da deficiência: pessoas que ao invés de se deixarem abater, foram buscar , junto aos médicos, vizinhos e famílias com conhecimento ou experiências semelhantes, os caminhos para a superação das dificuldades .
No dia-a-dia, a família tem a oportunidade de adquirir conhecimentos e informações relevantes, para apoiar e favorecer o desenvolvimento social, pessoal e educacional de seu filho com deficiência .
Tal aprendizagem é fundamental para a tomada de decisões .
Para tanto, exige paciência, otimismo, confiança e a certeza de que qualquer mudança, para ser alcançada, precisa do esforço conjunto de pessoas unidas por um mesmo objetivo .

Então, sejamos PARCEIROS .

A proposta deste encontro foi fazer um fechamento dos anteriores, a partir das considerações feitas pelo grupo . 

A famila e a escola são os grupos que têm maiores repercurssões no processo de socialização sendo que , a escola não só detém o papel de transmissão de conhecimentos científicos, denominada de socialização formal, como também cabe a esta o desenvolvimento de capacidades cognitivas, afetivas, capacidade de relacionamento em sociedade, competências comunicativas e participação na formação da identidade individual de cada aluno, denominada de socialização informal.

A família é a base afetiva do indivíduo, é a esta que se delega a responsabilidade de satisfazer as necessidades básicas da criança logo ao nascer, para além disto a transmissão de cultura que envolve todas as práticas e saberes acumulados de geração em geração dá-se também no seio desta instituição.

A partir destas reflexões compreende-se a importância que a família e a escola têm como pilares para a formação da indentidade e personalidade do indivíduo bem como transmissores dos princípios éticos e morais que permeiam a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário