Música que alivia as dores da alma

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Café Terapêutico ...mais um reconhecimento.

Trabalho realizado com muito amor.


Projeto Café Terapêutico


Professor Billy foi um dos  indicados ao prêmio Darcy Ribeiro e receberá Diploma de  Mérito na 
Câmara dos Deputados - Comissão de Educação .


Tudo que aconteceu no Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, Edição 2015

Saiba como foi o Prêmio deste ano
A Comissão de Educação realizou a votação do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação - Edição 2015, no dia 12/08, em Reunião Deliberativa. Cada candidato veio da indicação de um deputado, e estes tiveram oportunidade de defender e justificar suas indicações. Os agraciados deste ano, dentre os 10 finalistas, foram: Daniel Tojeira Cara, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Professora Débora Seabra. A cerimônia de celebração ocorrerá no dia 27/10 na Câmara dos Deputados.
Daniel Tojeira Cara é coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, desde 2006, e membro titular do Fórum Nacional de Educação desde 2010. Foi um dos grandes defensores dos 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação e se transformou no representante oficial pela luta pela aprovação do PEN (Plano Nacional de Educação).  O Deputado André Figueiredo (PDT/CE) que indicou o agraciado, falou “O Daniel tem a educação como esse grande instrumento de construção de igualdade de oportunidades” e concluiu” o nome dele agrega a bandeira da educação do nosso país”.
“O trabalho da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em prol da primeira infância é de extrema importância” defendeu o Deputado Alex Canziani (PTB/PR) autor da indicação. Com projetos sociais em municípios e regiões metropolitanas, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal foi criada em 1965, pela família Souto Vidigal. Ela desenvolve e trabalha com especial interesse na geração e na disseminação de conhecimentos para o desenvolvimento integral da criança e, por consequência, o desenvolvimento da sociedade como um todo.
A primeira professora com síndrome de Down no País, natalense, 34 anos, essa é Débora Seabra. Nos últimos anos dedicou-se à educação infantil, à defesa da inclusão na escola regular de professores e à defesa de estudantes com deficiência nas instituições de ensino. Além disso, a educadora lançou recentemente o livro “Débora conta Histórias”, um apanhado de fábulas infantis que contêm mensagem de apoio ao direito de ser diferente. O Deputado Rafael Mota (PROS/RN) defendeu sua indicação “Ela é um exemplo de inclusão social no nosso país, mostrando que as pessoas são capazes, que a gente pode ter um Brasil melhor com exemplos como Débora Seabra”.

Histórico
O Prêmio foi criado para contemplar pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações mereceram destaque especial na defesa e na promoção da educação brasileira.
A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três (03) pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas por este Colegiado entre aquelas indicadas por qualquer Deputado ou Senador.
As indicações devem ser apresentadas em forma de relato sintetizado, devidamente fundamentado, com dados qualificativos e informações que comprovem a adequação dos indicados ao prêmio. Na escolha dos agraciados, a Comissão de Educação deverá considerar critérios de originalidade, vulto ou caráter exemplar das ações educativas desenvolvidas.

Legislação Relacionada        

Darcy Ribeiro            
  Antropólogo, romancista e político mineiro. Um dos principais intelectuais brasileiros; é o fundador da Universidade de Brasília.
Darcy Ribeiro (26/10/1922-17/2/1997) – nasceu em Montes Claros. Forma-se pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo (USP) em 1946. No ano seguinte, como etnólogo do Serviço de Proteção ao Índio, passa períodos com várias tribos indígenas. Publica os livros Religião e Mitologia Kadiwéu (1950); Línguas e Culturas Indígenas do Brasil (1957; Arte Plumária dos Índios Kaapor (1957),este em colaboração com sua mulher, Berta Ribeiro; e A Política Indigenista Brasileira (1962). É chefe da Casa Civil da Presidência da República entre 1963 e 1964. Com o golpe militar, foge para o Uruguai, onde vive por quatro anos. Volta definitivamente ao Brasil em 1974 e passa a participar da política carioca. Em 1982 elege-se vice-governador do Rio de Janeiro na chapa liderada por Leonel Brizola pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT). Concorre ao governo estadual em 1986, mas é derrotado. Em 1990 elege-se senador pelo Rio. Escreve romances como Maíra (1977), O Mulo (1981), Utopia Selvagem (1982) e Migo (1988).
Faleceu em 17 de fevereiro de 1997.  No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de educação a distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau.
Fonte: Quem é Quem na História do Brasil  (Editora Abril – 2000)
"O livro mais importante do Brasil é o Casa Grande & Senzala, de Gilberto Freyre. Mas é o ponto de vista da classe dominante sobre o que é a casa-grande e a senzala. Não explica o Brasil. Eu sempre tive como preocupação explicar as causas do desenvolvimento desigual dos povos americanos e, por isso, escrevi As Américas e a Civilização."
"Eu não tenho medo da morte. A morte é apagar-se, como apagar a luz. Presente, passado e futuro? Tolice. Não existem. A vida vai se construindo e destruindo. O que vai ficando para trás com o passado é a morte. O que está vivo vai adiante" . Darcy Ribeiro

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário